HEXAGRAMA 04
NOME DO HEXAGRAMA: MENG – IMATURIDADE
CONTEXTO DO HEXAGRAMA
O contexto traz a ideia principal, um arquétipo em que o hexagrama se baseará.
Este hexagrama descreve a situação de um instrutor e um aprendiz.
Aqui, infelizmente, o novato, além de não atingir a maturidade está ignorante, teimoso e arrogante.
Já as características mais almejadas para um instrutor são: saber e ter atitudes adequadas nos momentos de instrução, que inclui ser paciente ou até grosseiro.
Apesar das características do aprendiz, esta situação tem potencial para ser corrigida se o instrutor mantiver o decoro e o aprendiz se mantiver perseverante e for humilde.
O Julgamento, a primeira, a segunda, a terceira e a sexta linhas são ensinamentos para o instrutor, já a quarta e a quinta linha é uma mensagem e uma constatação respectivamente ao imaturo.
A Imagem é uma mensagem de introspecção para o homem superior.
POSIÇÃO DO HEXAGRAMA 04 NA SEQUÊNCIA GERAL DOS HEXAGRAMAS DO I CHING
Imaturidade é quando alguém não consegue lidar de forma acertada com a situação de Dificuldade Inicial, qual seja, não consegue buscar auxílio com humildade e ser perseverante em uma situação que não se tem experiência.
IDEOGRAMA
Este ideograma é composto por vários outros ideogramas independentes.
No topo há dois tridentes que representam gramíneas crescendo. Abaixo destas um “U” de cabeça para baixo que delimita o espaço representando uma pequena casa que abriga um porquinho. Este animal representa a pessoa imatura.
O significado desta imagem nos leva ao crescimento da pessoa imatura. Devemos isolá-la até que ela esteja pronta para ser inserida na sociedade.
Vale a pena destacar que há potencial para crescimento, pois a sabedoria do novato simplesmente ainda não aflorou. Existe também a expectativa que o instrutor desabroche a sabedoria do novato.
ESTRUTURA DO HEXAGRAMA
Trigrama Ken
sobre o trigrama Kan
Uma fonte (Kan – Abismal) no sopé da montanha (Ken – Montanha) é o símbolo da imaturidade, pois ela, nesta posição, representa água para a irrigação desperdiçada.
JULGAMENTO | DECISÃO – CONSELHO PARA O HOMEM COMUM
“A INSENSATEZ JUVENIL tem sucesso. (Como Homem Superior), Não sou eu quem procura o jovem insensato, é o jovem insensato quem me procura. A primeira consulta eu respondo. Se ele pergunta duas ou três vezes, torna-se importuno. Ao que se torna importuno não dou nenhuma informação. A perseverança é favorável.” (Richard Wilhelm)
Sendo uma rara exceção a regra, o texto do Julgamento deste hexagrama é um conselho de atitude que o instrutor deve ter diante de uma pessoa imatura, teimosa e soberba.
Logo no início do Julgamento, Rei Wen diz que a situação é favorável, ou seja, depois de várias tentativas ela irá terminar bem.
Na sequência há um conselho para o instrutor manter a postura diante do imaturo e, na conclusão do parágrafo, um conselho para se manter a perseverança. Neste caso a perseverança do aprendiz em tentar resolver o problema e perseverança do instrutor em manter a atitude correta diante da situação.
IMAGEM – CONSELHO PARA UMA PESSOA MAIS ELEVADA
“Uma fonte surge na base da montanha: a imagem da juventude. Assim o homem superior fortalece seu caráter graças à meticulosidade em tudo que faz.” (Richard Wilhelm)
O homem superior percebe que uma fonte no sopé da montanha não é uma situação ideal, pois esta deixa de umedecer toda a encosta. Identificando-se com a situação, ele procura se aperfeiçoar em todos os sentidos para que seja mais eficiente em exercer boa influência, geralmente passiva, na comunidade ao seu redor.
CONTEXTO e OBSERVAÇÃO DAS LINHAS
As linhas são conselhos para o instrutor ou para o aprendiz.
LINHAS – CONSELHO INDIVIDUAL DENTRO DA SITUAÇÃO
Aqui, alguns exemplos de interpretação (duas linhas) para que o leitor possa verificar de que forma trabalhamos.
SEIS NA PRIMEIRA POSIÇÃO SIGNIFICA
Uma característica do ser humano é a possibilidade de evoluir sua consciência através do aumento de seu discernimento, do bom senso, compreensão social, compreensão política, moral, ética e, para alguns, consciência espiritual.
O desenvolvimento pode se dar em qualquer idade, basta estarmos abertos para tanto. Geralmente as oportunidades nos são apresentadas através de situação novas (Hexagrama 03 – Dificuldade Inicial) e nós escolhemos, com nosso livre arbítrio, considerando nossas dificuldades, aprendê-las ou não. Caso não haja um aprendizado da situação somos “conduzidos” ao Hexagrama 04 – Imaturidade.
Na primeira posição o instrutor deve exercer uma disciplina rigorosa através de regras claras, mas é muito importante evitar castigos, principalmente prolongados, pois estes distanciam o ignorante das oportunidades de crescimento e tendem a deprimí-lo ou gerar revoltas.
Apesar de Richard Wilhelm, nesta posição, utilizar a expressão “enfatizar a lei”, prefiro adotar “exercer uma disciplina através de regras claras”. Na minha compreensão, a aplicação das leis serão abordadas para toda a comunidade na sexta posição. Chergn usa “Disciplinar pela Lei da Retidão” que também me parece mais leve do que enfatizar as leis, uma vez que se baseia no exemplo de retidão do instrutor.
NOVE NA SEGUNDA POSIÇÃO SIGNIFICA
O maior objetivo do instrutor é ensinar ao aprendiz, para tanto este deve, quando for adequado, ser benevolente com o imaturo, o que inclui dar oportunidades para o imaturo aprender e exercer todos os papéis, inclusive os papéis de comando.
Ensinando, aprendendo e interagindo são as formas do firme e maleável serem complementares.
Há nesta posição um outro viés que diz que o instrutor também deve aceitar e ser benevolente com as pessoas que, neste momento, estão exercendo uma energia mais Yin – Maleável.
SEIS NA TERCEIRA POSIÇÃO SIGNIFICA
Abandone o imaturo, pois ele não é digno, não merece confiança uma vez que sua conduta é inadequada. Ele deve ser abandonado a própria sorte onde nada favorável lhe restará.
SEIS NA QUARTA POSIÇÃO SIGNIFICA
O imaturo está totalmente desconectado do mundo real, só lhe resta a humilhação.
SEIS NA QUINTA POSIÇÃO SIGNIFICA
O instrutor continua benevolente, pois o aprendiz corresponde com aquiescência e gentileza.
NOVE NA SEXTA POSIÇÃO SIGNIFICA
Esta posição sugere limitar o imaturo através de castigos, porém não se deve cometer abusos por meio destas punições.
É muito importante que as regras sejam claras e que sejam mantidas de forma isenta, fazendo com todos, do mais humilde ao mais poderoso da comunidade, se submetam as leis e a ordem.
Com relação ao nosso lado imaturo, devemos aceitá-lo como parte de nós e desta forma apenas controlá-lo coibindo-os. Jamais devemos tratar o nosso lado imaturo como inimigo.
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